terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Revolução Industrial (1760-1820)


_______________________________________________________________________
Introdução


A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, devido à busca de maiores lucros, menores custos e produção acelerada por parte da burguesia industrial. Com isso, houve a mecanização dos sistemas de produção, novos processos de produção de ferro, substituição da madeira e outros biocombustíveis pelo carvão etc. Assim, em poucas décadas foi se espalhando para a Europa Ocidental e Estados Unidos.
_______________________________________________________________________
Início

A Revolução Industrial ocorreu devido a diversos fatores, alguns deles foi o fato da Inglaterra possuir a maior reserva de carvão mineral em seu subsolo, sendo fonte de energia para as máquinas e trens a vapor; possuíam também a maior reserva de minério de ferro, a principal matéria-prima desta época; sem falar na fortuna da Inglaterra, que era o maior Império da época, tendo colônias em todos os continentes do mundo. 


Fatores que também favoreceram a Inglaterra como pioneira na Revolução Industrial foi o grande mercado consumidor, a Marinha inglesa, que era a maior do mundo e a grande massa de trabalhadores que procuravam empregos nas cidades inglesas do século XVIII.

Avanços Tecnológicos

                 
   

Os séculos XVIII e XIX tiveram muitas inovações nas áreas de transportes e máquinas. Exemplos disso são, a invenção da primeira locomotiva a vapor, em 1804, por Richard Trevithick, porém, George Stephenson daria um passo maior desenvolvendo sua primeira locomotiva, em 1814, por consequência do comboio e por construir a primeira linha férrea Stockton and. Darlington Railway, que foi inaugurada em 27 de setembro de 1825. Houve também a invenção da lançadeira volante de John Kay, tear mecânico de Cartwright e a máquina a vapor de James Watt.
_______________________________________________________________________
Desenvolvimento

Então entre 1840 e 1870, chega a Segunda Revolução Industrial, a qual impulsionou o progresso tecnológico e econômico, devido a adoção crescente de navios, barcos a vapor, ferrovias, fabricação em larga escala e etc.


Foi também no século XIX que houve uma grande inovação, tendo início nas fábricas. As condições nas fábricas eram deploráreis, elas eram sujas, abafadas e mal iluminadas. Os salários recebidos pelos empregados eram baixíssimos, a carga horária de trabalho podia chegar a 18 horas por dia, havia punições físicas sobre os empregados por parte dos patrões e chegou-se a contratar crianças e mulheres para um trabalho que era considerado extremamente pesado para o homem. 

Os trabalhadores não recebiam quaisquer benefícios, como por exemplo, décimo terceiro, férias, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Essa era a vida de um empregado em uma fábrica inglesa na época, pode-se imaginar a vida de um desempregado.


Devido a isso, os trabalhadores passaram a protestar, pedir melhores salários, a diminuição da carga horária para 8 horas por dia, e a criação de sindicatos com o intuito de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também o ludismo, que eram grupos de pessoas (ludistas) que invadiam as fábricas e quebravam as máquinas em forma de protesto. Porém o cartismo conquistou mais vitórias, pois optou por lutar na política, conquistando vários direitos políticos para os trabalhadores.
_______________________________________________________________________
Conclusão

A Revolução Industrial trouxe benefícios e malefícios à sociedade e ao seu estilo de vida. A beneficiou porque os produtos passaram a ser produzidos mais rápido, fazendo com que o mesmo ficasse mais barato, estimulando o consumo, fez também com que as pessoas chegassem mais rápido a determinados locais, com as ferrovias e navios a vapor. Entretanto, o número de desempregados cresceu, devido à substituição aos poucos dos trabalhadores pelas máquinas. O crescimento desordenado das cidades, o êxodo rural, poluição sonora, poluição ambiental entre outros foram consequências nocivas para a sociedade·.


São consequências que nos afetam até hoje, como o desemprego, que é um dos maiores problemas dos países em desenvolvimento.

(Fonte: Wikipédia / Sua Pesquisa /  Google Imagens / Arquivo Pessoal)
_______________________________________________________________________

3 comentários: